quarta-feira, 25 de abril de 2012
Voltando a origem da letra
Ao chegarmos ao "fim" da elaboração da letra, incluindo o desenvolvimento de um terreno para situá-la, tivemos que regressar a sua origem, em busca de uma forma básica da qual partimos - embora por vezes de forma inconsciente - até chegar ao resultado final. Mostrando, assim, todo o processo de elaboração pelo qual a letra passou.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Criação do terreno para letra U
Depois de duplicada a letra tornava-se necessário criar um terreno para situar a letra duplicada que, tal qual a casa Lemke, serviria para abrigar um centro comunitário. Contudo, o terreno criado deveria promover e favorecer o conceito do projeto e sua forma.
No primeiro modelo, a entrada ao terreno e ao centro comunitário se daria pela parte mostrada na figura 1, que estaria situada mais abaixo, para que os visitantes fossem conhecendo o restante do complexo comunitário à medida que percorressem tanto a obra, como o próprio terreno, como mostra na sequência de imagens 2, 3 e 4. Na imagem 5, trata-se da parte posterior do terreno, a qual o visitante teriam vista apenas ao estar no topo do sítio.
Esta outra proposta altera a entrada da obra para a parte mais alta e ao invés de acompanhar os níveis do terreno, cria um contraponto, pois permanece plano.
Como alternativa estrutural, os pórticos que fazem a estruturação poderiam verticalizar-se, porém o piso permaneceria a mesma altura, criando vistas na parte mais alta em relação ao terreno e um espaço coberto sob a edificação.
Letra U duplicada - iluminação e estrutura
Após experiência com a forma anterior, foi subtraído apenas dois elementos - as paredes frontais do volume. Embora todo restante tenha permanecido o mesmo, essa simples operação conferiu maior amplitude dos espaços, pois, assim, ficaram todos vazados, além de tornar-se mais uniforme pela igualdade dos pórticos.
Estruturalmente não houve alteração. Quanto a iluminação, agora sem as paredes frontais, o jogo de luz e sombra ficou mais evidente e marcante.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Comparação da forma U com Casa Lemke
Após ambas estarem duplicadas, fez-se com que a letra duplicada tivesse a mesma área que a Casa Lemke para que as comparássemos na mesma escala.
Duplicação e triplicação da Casa Lemke
Assim como na duplicação da forma da letra U, para multiplicar a Casa Lemke, também era importante considerar os preceitos de simetria e proporção.
Ideias inicias para expansão da Casa:
Ideias inicias para expansão da Casa:
Casa Lemke Duplicada
Casa Lemke Triplicada
Assinar:
Postagens (Atom)